segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LOFT

LOFT, em inglês, significa depósito ou sótão.



Criado na década de 70, este “estilo” de morar nasceu em New York, em regiões então decadentes como o Soho. Lá, velhos armazéns e galpões foram reformados e viraram residências de artistas, profissionais liberais, executivos e publicitários. Era uma arquitetura descolada de se viver.


Ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha se confundiam em um mesmo salão. Os lofts eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam entre 800 000 e 1,9 milhão de dólares, segundo dados divulgados em setembro pela empresa americana Corcoran Group.


Contemporâneo, as reformas foram feitas e os lofts ficaram conhecidos por não terem paredes dividindo ambientes, uso de mezanino em madeira ou ferro, pé-direito alto e uso de escadas ou mesmo elevadores de carga.


Le Corbusier, na década de 20 já pensava e criava projetos super moderninhos para a época. Grandes janelas, tubulação aparente, vãos livres e iluminação bem pensada são características importantes para se ter um loft aconchegante.


O que um loft genuíno tem:


• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros.
• Ausência de paredes como divisões internas
• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só.
• Colunas de sustentação aparentes.
• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado.
• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento.
• Uso de materiais frios, como cerâmica.
• Iluminação natural garantida por grandes janelas.


Eu tirei esta matéria do blog: COOL.ective.


Veja as imagens:



Lofts... agora são uma questão de moda.

Antes espaço era um problema.... tuda gente achava que faltava espaço em casa, que devia se aumentar mais um compartimento e depois chegava-se a conclusão de que havia espaço a mais.
Muito espaço, não significa manter as coisas mais organizadas, tendo menos, voce também pode ter tudo do seu jeitinho muito bem organizado.

Os lofts são uma boa opção para quem gostas de espaços mais pequenos e aconchegantes, para quem quer ter a sua casa como um espaço acolhedor. Os lofts têm vindo a ganhar  espaço na altura de comprar um imóvel, pois podem proporcionar grandes espaços, poucas paredes… ideiais para quem precisa de uma casa temporária, para jovens estudantes que queiram viver em partilha de espaços e até para casais sem filhos.  É também opção para quem nao precisa de "muito espaço" para viver bem.Vou deixar-vos ver algumas imagens de LOFTS:

  

É um tipo de arquitetura normalmente usado pelos mais jovens, que gostam de criar espaços modernos e com clima arejado.
Uma boa dica para decoração, é usar para pintura, cores claras e vivas, pois dão a sensação de muito mais espaço. O branco, creme, azul e verde claro nas paredes, dão a sensação de limpeza e organização.



Para os móveis.... use poucos, mas grandes. É neles que se pode dar também o toque de cor, em contraste com as paredes, como por exemplo em cadeiras, sofás e outros móveis de cores mais vibrantes mas de tons semelhantes entre si.


É usual utilizar-se muito o vidro, em portas nas casas de banho, em portas de correr exteriores, e também para servir de separador para qualquer divisão mantendo a comunicação visual e a integridade do ambiente.



Eu sonho em ter um.... Eu amo este estilo de viver!