quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ÁRVORE DE NATAL

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.
Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve.
As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência.
Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.
De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento.
Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus).
Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Portanto, a árvore de natal é um sinal de esperança de possuir a árvore da vida, que nos foi privada pelo pecado original.
Do mesmo modo aguardamos com a salvífica esperança o momento de possuir a Cristo, uma vez que fomos privados glória de Deus por conta do nosso pecado.
JP

É NATAL....

Enfeite a árvore de sua vida
Com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa,
Amarelo, azul, carmim,
Decore seu olhar com luzes brilhantes
Estendendo as cores em seu semblante

Em sua lista de presentes
Em cada caixinha embrulhe
Um pedacinho de amor,
Crinho,
Ternura,
Reconciliação,
Perdão!

Tem presente de montão no estoque do nosso coração 
E não custa um tostão!
A hora é agora!
Enfeite seu interior!
Sejas diferente!
Sejas reluzente!

JP